Cifra Club

Aprenda a tocar as 23 melhores músicas do Metallica

É fã de metal e quer aumentar seu repertório na guitarra? Separamos dicas imperdíveis para tocar as melhores cifras do Metallica!

Com mais de 40 anos de estrada, o Metallica se tornou uma das maiores bandas de heavy metal da história. Isso se deve à inventividade que a banda mostrou ao longo da carreira, bem como ao excelente nível técnico dos seus músicos. Por isso, preparamos uma lista com dicas certeiras de como tocar as 23 melhores músicas do Metallica na guitarra!

James Hetfield tocando guitarra em show do Metallica
O Metallica é grande referência para vários estudantes de guitarra (Foto: Reprodução)

Nos anos 80 e 90, o Metallica foi uma banda inovadora dentro do heavy metal. Assim sendo, eles injetaram uma dose de criatividade ao estilo, compondo riffs engenhosos ao lado de sólidas e precisas levadas de guitarra.

Além disso, os solos de suas músicas mesclam técnica e sensibilidade, ilustrando a versatilidade que todo bom guitarrista deve ter.

Por isso, a maioria das músicas da nossa lista vai exigir um pouco mais de esforço, dedicação e paciência. Mas, ao dominar esse repertório, você terá dado um grande salto nos seus estudos de guitarra.

Quais as melhores músicas do Metallica?

Se você é um guitarrista que está em uma fase cujo objetivo é avançar de nível e aprimorar sua técnica, essa lista é para você!

Se liga em algumas das músicas que você vai aprender hoje:

  • Nothing Else Matters
  • Enter Sandman
  • Sad But True
  • Seek And Destroy
  • Fade To Black
  • The Unforgiven
  • Welcome Home (Sanitarium)
  • Battery
  • Ride The Lightning

Bora lá aprender a tocar as melhores músicas do Metallica?

1. Orion

Orion tem 18 acordes. Entre eles. 3 pestanas (B, Bm e F#m) e 2 acordes dissonantes (B/D# e Bm/D). Além disso, cada parte dela tem uma batida diferente. Seus dois solos usam bend, slide, hammer on e pull off, sem falar das partes em que é preciso empregar uma velocidade maior. Portanto, treine-os frase por frase. Por fim, pratique os trechos rápidos em um andamento mais lento, com a ajuda de um metrônomo metrônomo.

2. The Unforgiven III

Um exemplo de música do Metallica com riffs engenhosos é The Unforgiven III. Nesse sentido, cada guitarra toca um riff diferente após a introdução do piano. Além disso, o verso tem dois riffs. Um deles se caracteriza por realçar a melodia vocal, enquanto o outro traz uma sequência harmônica e melódica extremamente criativa. Antes do solo temos outro riff. Portanto, estude um por vez e concentre-se em alcançar a pegada certa para tocá-los.

3. Fuel

Para tocar Fuel, afine sua guitarra meio-tom abaixo. No primeiro riff, faça um bend de 1/4 de tom ao mesmo tempo que um pull off na casa 3. Contudo, todos os riffs dessa música exigem palhetadas rápidas para baixo. Por isso, treine essa música em um andamento mais lento. Depois que você estiver mandando bem na base, passe a treinar o solo. Novamente, tire o solo frase por frase e também em andamento mais lento.

4. Lux Aeterna

Com toda a certeza, Lux Aeterna está entre as melhores e mais rápidas músicas do Metallica. Portanto, recomendamos que você comece treinando em andamento mais lento, até que domine palhetadas rápidas em power chords cujas trocas também são rápidas. Além disso, as frases do riff principal exigem precisão e velocidade nos hammer ons e pull offs. Depois que você estiver craque em tocar rápido, comece a tirar o solo.

5. Welcome Home (Sanitarium)

Grande clássico do Metallica, Welcome Home (Sanitarium), tem um dedilhado cuja digitação não é complexa, mas é preciso caprichar nos seus slides. O riff do pré-refrão não traz segredos. No entanto, preste bem atenção no ritmo da guitarra base do refrão, pois ele é bem peculiar. Por fim, o penúltimo solo exige domínio de velocidade e é tocado com o pedal de wah-wah.

6. Battery

Uma das melhores músicas do Metallica, Battery requer um pouco mais de dedicação ao praticar sua introdução. Por outro lado, o riff dela é rápido, mas com uma digitação e acordes fáceis. No entanto, o solo precisa ser tirado parte por parte em andamento mais lento.

7. Creeping Death

Cheia de riffs rápidos, Creeping Death não traz nenhuma digitação difícil. Contudo, comece o treino desta faixa em andamento mais lento até você assimilar as acentuações feitas neles. Por fim, antes de tirar o solo, estude bem a técnica de palhetada alternada.

8. Ride The Lightning

Os riffs de Ride The Lightning não trazem nenhum segredo, apesar de exigirem rapidez. O solo dela é um bom treino de tapping e velocidade. Porém, por ser um solo muito longo, não tenha pressa em tirá-lo. Em outras palavras, vá estudando em pequenos trechos, como de costume.

9. Wherever I May Roam

Wherever I May Roam figura entre as melhores músicas do Metallica. Além disso, ela tem uma base de guitarra bem tranquila. Todavia, o solo vai precisar de mais dedicação, embora não seja um dos mais difíceis dentro do repertório da banda.

10. The Day That Never Comes

Além de ser um excelente treino de dedilhado, The Day That Never Comes tem alguns dos mais fáceis riffs do Metallica. Ademais, não se assuste com a velocidade do riff antes do solo, pois sua digitação é tranquila. Falando em solo, aqui ele abusa de bend, pull off e tapping.

11. The Unforgiven II

Uma lista com as melhores músicas do Metallica não pode deixar The Unforgiven II de fora. O dedilhado da canção traz alguns slides, se tornando um ótimo treino para essas duas técnicas. Além disso, o riff de introdução tem seus power chords feitos pressionando apenas a tônica e a oitava. Ou seja, o dedo anelar só encosta na corda, sem pressioná-la. Por fim, as levadas dos outros riffs não têm nenhum mistério, e o solo é um ótimo treino de bend.

12. Sad But True

Para tocar Sad But True, é preciso colocar a afinação da guitarra em um tom abaixo. Ademais, os riffs são fáceis e também um bom treino de pull off. Por último, tire os dois solos dela por inteiro, mas comece treinando em um andamento mais lento.

Quer evoluir cada vez mais na guitarra, com professores de qualidade seguindo um método de ensino eficiente? Então, conheça o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

13. Turn The Page

O grande lance para tirar Turn The Page é afinar a guitarra meio tom-abaixo. A levada da base é fácil de tocar. Para completar, a guitarra solo toca alguns licks bem tranquilos durante a música, e o solo em si não tem grandes segredos.

14. Mama Said

Mama Said também é tocada com afinação meio-tom abaixo. Além disso, a música tem 7 acordes, sendo 2 pestanas (Bb e F). Tanto a levada da base quanto os licks ao longo da música são bem fáceis de tocar.

15. Whiskey In The Jar

A versão de Whiskey In The Jar, do Thin Lizzy, está entre as melhores músicas do Metallica. Para tocá-la, deixe a afinação da guitarra 1 tom abaixo do padrão. A levada da base não tem maiores segredos. Capriche nos hammer ons e slides do riff principal. Apesar de longo, o solo não traz maiores desafios. Acompanhe nossa videoaula especial dessa música:

16. Seek And Destroy

Definitivamente, Seek And Destroy é uma das melhores músicas do Metallica. Preste bem atenção nas acentuações feitas no riff antes do solo, pois elas são fundamentais para o trecho. Por fim, o solo é um ótimo estudo de palhetada alternada. Assim sendo, tire ele inteiro e vá treinando em um andamento mais lento.

17. For Whom The Bells Tolls

O que mais demanda dedicação em For Whom The Bells Tolls são seus dois solos. Nesse sentido, eles não são rápidos, mas também não são lentos. Portanto, mais uma vez, treine em um andamento mais lento, focando no fundamento de palhetada alternada. Para aprender essa canção, você tem uma videoaula completa para te ajudar:

18. Fade To Black

Uma lista com as melhores músicas do Metallica sem Fade To Black certamente está incompleta. Além de ser outro ótimo estudo de dedilhado, pratique bem as palhetadas com tercina no final do riff antes do solo. Por último, treine o solo em duas partes. Ou seja, tire primeiro a parte mais lenta e depois a parte final dele, que é super rápida. Confira nossa videoaula:

19. The Unforgiven

A parte de The Unforgiven que mais exige dedicação é o solo. Assim sendo, ele tem alguns trechos que exigem um pouco de rapidez. Além disso, os bends dele precisam ser bem precisos. Portanto, treine parte por parte.

20. One

Inegavelmente, One é uma das melhores músicas do Metallica. A guitarra base dela exige uma boa dose de estudo, principalmente nas rápidas mudanças de acorde no refrão e nas rápidas palhetadas no mizão na terceira parte. No solo, treine primeiro os tappings e as partes rápidas em um andamento mais lento para depois tirar o restante.

21. Master Of Puppets

Master Of Puppets é outra base do Metallica em que é preciso caprichar nas palhetadas acentuadas ao longo dos seus riffs. O dedilhado no meio da música e o solo feito junto com ele são fáceis. Por fim, o solo tem trechos de extrema rapidez. Portanto, mesmo treinando mais lento, só comece a estudá-lo quando sua execução de palhetada alternada estiver segura.

22. Enter Sandman

Clássico absoluto da banda, Enter Sandman tem um riff principal tocado com uma digitação não usual, mas nada absurda. A introdução da música tem algumas variações desse riff – tire bem as palhetadas acentuadas. O solo dela é bom para treinar velocidade e uso do wah-wah.

23. Nothing Else Matters

Vamos encerrar com dicas de como tocar Nothing Else Matters, do Metallica. O que mais demanda atenção nessa música são os solos. Assim sendo, eles não são difíceis, mas exigem o posicionamento correto da mão esquerda (para os destros). Portanto, deixe o polegar reto atrás do braço da guitarra para que os outros dedos possam ficar bem arqueados. Assim, é possível manter um em cada casa durante a execução dos solos, o que facilita muito na hora de tocar.

Agora que você conferiu dicas eficazes de como tocar as melhores músicas do Metallica, queremos te convidar a investir nos seus conhecimentos como guitarrista.

Assim sendo, no curso de guitarra do Cifra Club Academy, você dispõe de um método focado no seu desenvolvimento musical! Na nossa plataforma, você vai aprimorar palhetadas, bends, aprender como usar as diferentes escalas e tudo que envolve o universo das seis cordas!

Além disso, as aulas são online. Portanto, você pode estudar quando e onde quiser. Sem falar que você também conta com materiais de apoio e canais para tirar suas dúvidas.

E tudo isso está disponível por um preço que com certeza cabe no seu bolso. Não perca mais tempo!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK